As dificuldades encontradas:
Desde o início do ano a turma da 6ª série A demonstrava muita dificuldade na aprendizagem. Devido ao grande número de alunos e uma turma bem eclética ficava inviável a realização de trabalhos mais práticos e em grupo, pois não havia boa comunicação e os trabalhos não saíam com boa qualidade.
Os alunos com um bom nível de aprendizagem sentiam-se desmotivados, pois almejavam atividades desafiadoras, ao mesmo tempo em que os alunos com dificuldades não conseguiam se apropriar dos conteúdos primordiais. Tal problema gerava muita indisciplina.
As soluções encontradas:
Os alunos foram divididos em dois grupos distintos: alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com boa aprendizagem.
Quando o primeiro grupo ficava em sala de aula com a professora Viviane para as aulas explicativas, os outros alunos ficavam na Oficina Digital colocando em prática as atividades propostas.
O ponto forte do projeto foi a atuação dos professores procurando focar as principais dificuldades dos alunos dos grupos 1 e 2. Nas turmas que apresentavam menor dificuldade o foco foi a compreensão gramatical e ortográfica. Na turma de maior dificuldade os focos foram bastante diversificados e os alunos foram analisados de forma mais individualizada e as atividades foram direcionadas de acordo com as dificuldades encontradas pelos alunos.
Os resultados atingidos:
Durante as aulas com grupos separados, os alunos sentiram-se mais motivados e evoluíram muito em relação à escrita e à interpretação, pois ficou mais fácil dar atenção individual aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Também os alunos do segundo grupo sentiram mais prazer em realizar as atividades, pois suas potencialidades foram constantemente exigidas.
O Grupo 1, grupo dos alunos que apresentavam mais dificuldades e indisciplina, passou mais tempo em sala de aula com a professora de Língua Portuguesa analisando os seus produtos e re-elaborando as suas produções.Enquanto isso, o Grupo 2 editava as rádios e fazia a leitura de jornais on-line.
Nos últimos encontros nós tivemos a união dos dois grupos que fizeram a correção dos textos (1º diagnóstico em duplas – 8º passo ) e a partir daí foram desenvolvidos novos caminhos onde passamos a desenvolver trabalhos com os grupos e trabalhos coletivos com todos.
Os passeios ao ar livre em que os alunos observaram o meio ambiente foram muito significativos ,pois nestes momentos ocorreu um incentivo para a prática da escrita.
O principal enfoque foram as aulas com ênfase na prática da escrita e o compartilhamento das notícias para as outras turmas da escola.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário