Série:5º anos Turma:A, B e C Turno:Matutino
Responsáveis pelo Planejamento Pedagógico dessa turma
Coordenador pedagógico:Zélia Janning
Responsável pela Sala Informatizada :
Paola Hoffman Schuetzler Gomes Tel:
Professora:
Rosiclei Viviane Pereira Laskosky Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivos de Uso da Sala Informatizada :
Objetivo Geral
Ler textos de diferentes gêneros desenvolvendo o exercício de interpretação e compreensão no que se refere a informação implícita, as relações entre textos e a tipologia textual dentro do tema central "As consequências do consumo de bebidas alcoólicas no trânsito e seus efeitos nos jovens de hoje"
Conteúdos curriculares a serem abordados:
Procedimentos de Leitura:
• Localizar informações explícitas em um texto.
• Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
• Inferir uma informação implícita em um texto.
• Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto:
• Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
• Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Relação entre Textos:
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Coerência e Coesão no Processamento do Texto:
• Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
• Estabelecer relação causa /conseqüência entre partes e elementos do texto.
• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido :
• Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
• Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Variação Lingüística
• Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Ler textos de diferentes gêneros desenvolvendo o exercício de interpretação e compreensão no que se refere a informação implícita, as relações entre textos e a tipologia textual dentro do tema central "As consequências do consumo de bebidas alcoólicas no trânsito e seus efeitos nos jovens de hoje"
Conteúdos curriculares a serem abordados:
Procedimentos de Leitura:
• Localizar informações explícitas em um texto.
• Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
• Inferir uma informação implícita em um texto.
• Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto:
• Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
• Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Relação entre Textos:
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Coerência e Coesão no Processamento do Texto:
• Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
• Estabelecer relação causa /conseqüência entre partes e elementos do texto.
• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido :
• Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
• Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Variação Lingüística
• Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário